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Informações Gerais

Publicado: Sexta, 23 de Março de 2018, 17h33 | Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 14h20 | Acessos: 572

caput

 

Missão do Curso

Formar profissionais para a gestão dos recursos florestais visando sua utilização sustentável de modo a atender às diversas demandas da sociedade, com sólida formação para o entendimento e operacionalização das funções sociais, tecnologias, econômicas e ambientais das florestas. O profissional deverá ter sólida base em ciências biológicas, exatas, humanas, econômicas e administrativas, com forte consciência ética.

 

Perfil dos profissionais

Para o bom desempenho de sua profissão, o Engenheiro Florestal deve ter: Sólida base nas ciências biológicas, exatas e humanas e, forte consciência ecológica quanto a sua responsabilidade na conservação da natureza; profundos conhecimentos dos ecossistemas florestais, bem como das realidades sociais e econômicas nas diversas regiões do Brasil; juízo crítico e autônomo na sua área de conhecimento e atuação; saber o método cientifico para a análise e sua condução dos processos de tomada de decisão dentro dos princípios básicos de sustentabilidade; capacidade de intervir sobre os ecossistemas florestais através de uma prática de manejo adequado para cada situação ecológica, econômica e cultural; conhecimento de como utilizar maquinas e equipamentos nas práticas florestais dentro dos critérios de racionalidade operacional e de baixo impacto ambiental; conhecimento dos processos de transformação industrial de recursos florestais, associado as propriedades de matéria prima florestal com a de produtos finais; visão crítica dos processos sociais, sabendo interagir com pessoas de diferentes grupos sociais e antropólogos e visão sistêmica com aptidão para o trabalho em ambientes naturais e em atividades ligadas ao desenvolvimento rural.

 

Áreas de Atuação

O curso de Engenharia Florestal da UFRA propicia ao aluno, uma formação técnica-científica e humanística que possa atender as diretrizes e os diversos campos de atuação, os quais são:

SILVICULTURA E MANEJO FLORESTAL – através do qual, procurará conhecer implantar, manejar, gerenciar e recuperar florestas, visando a utilização racional da flora, fauna e seus recursos paisagísticos e hídricos.

TECNOLOGIA E INDUSTRIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS FLORESTAIS - onde irá conhecer, desenvolver, gerenciar e implantar tecnologia, visando a industrialização e utilização da madeira, bem como dos demais produtos oriundos de florestas naturais e/ou plantadas.

SÓCIO-ECONÔMICO – onde conhecerá a sócio-econômia do país, em seus aspectos fundamentais que permitam um desempenho profissional principalmente voltado para realidade regional.

ENGENHARIA – visando projetar, executar e fiscalizar obras e instalações utilizadas nas diversas atividades rurais, bem como desenvolver máquinas e implementos florestais.

FITOSSANIDADE – objetivando identificar, diagnosticar e controlar pragas e doenças das espécies e demais produtos florestais.

SOLOS – onde irá utilizar, preservar e recuperar o solo para fins agrossilviculturais e de conservação.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – que irá proporcionar sólida base técnico–científica no âmbito da Botânica, da Zoologia e da Microbiologia, visando sua aplicação nos campos da Engenharia Florestal.

CIÊNCIAS DO AMBIENTE – desenvolver a capacidade de análise dos elementos que compõem a questão ambiental, afim de promover ações relacionadas à gestão de processos ambientais.

GEOPROCESSAMENTO – promover a capacidade de planejamento através das técnicas de sensoriamento remoto, fotointerpretação, sistema de informação geográfica e sistema de posicionamento global para que haja um melhor uso da terra.

EXTENSÃO – desenvolver a capacidade de organizar, treinar e transferir novos conhecimentos e tecnologias, respeitando as características culturais e produtivas da região.

CIÊNCIAS EXATAS – que irá proporcionar sólida base técnico-científica no âmbito da Matemática, Física, e Computação Eletrônica, visando sua aplicação nos campos de atuação do Engenheiro Florestal.

 

Competências

As competências e habilidades do profissional da Engenharia Florestal são asseguradas pelas atribuições que confere a Lei Federal número 5.194 de 1966, bem como na Resolução 218/1973-CONFEA (especialmente no artigo 10) e, mais ainda, na Resolução 1010/2005 - CONFEA (e seus anexos I e II) do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

 As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia Florestal distingue as seguintes Competências e Habilidades (Art. 6º):

a) estudar a viabilidade técnico-econômica, planejar, projetar e especificar, supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente empreendimentos florestais;

 b) realizar assistência, assessoria e consultoria;

 c) desempenhar cargo, dirigir empresas e órgãos governamentais e não governamentais;

 d) realizar vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnicos, executar e fiscalizar serviços técnicos correlatos;

 e) promover a padronização, mensuração e controle de qualidade;

 f) atuar em pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão;

 g) conhecer e compreender os fatores de produção e combiná-los com eficiência e eficácia técnica e econômica;

 h) aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos;

 i) conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;

 j) identificar problemas e propor soluções;

 k) desenvolver e utilizar novas tecnologias;

 l) gerenciar, operar e manter sistemas e processos;

 m) comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

 n) atuar de forma interdisciplinar

 o) trabalhar em equipes multidisciplinares;

 p) atuar eticamente;

 q) avaliar o impacto das atividades profissionais no contexto social, ambiental e econômico;

 r) conhecer e atuar em mercados do complexo agro-industrial e do agronegócio;

 s) compreender e atuar na organização e gerenciamento empresarial, público e comunitário;

 t) atuar com espírito empreendedor;

 u) conhecer, interagir e influenciar nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais.

 v) Atuar em atividades docentes no ensino técnico profissional (para licenciatura serão incluídos, no conjunto dos conteúdos profissionais, os conteúdos de Educação Básica, consideradas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e para o (Ensino Médio), ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão. 

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